A PEDAGOGIA DE LUTERO PRESENTE EM CARTILHAS ESCOLARES EM LÍNGUA ALEMÃ PRODUZIDAS POR SÍNODOS LUTERANOS NO RS

Autores

  • Elias Kruger Albrecht
  • Patrícia Weiduschadt Universidade Federal de Pelotas, RS

Palavras-chave:

Luteranismo. Cartilhas escolares. Doutrina luterana.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o campo educacional dos sínodos luteranos de Missouri e evangélico Rio-Grandense, a partir da análise de quatro cartilhas escolares, produzidas em língua alemã, nas primeiras décadas do século XX, por editoras ligadas a essas instituições religiosas e utilizadas em escolas comunitárias teuto-brasileiras luteranas. Com base nos discursos de Martinho Lutero, direcionados à escolarização, pode-se perceber, nas cartilhas, a relevância dada por estas instituições religiosas aos ideais luteranos em suas produções didáticas. A organização e o conteúdo desse material didático iam ao encontro da realidade do público ao qual se dirigia, sem perder o foco religioso da doutrina e preceitos luteranos, tais como a importância da frequência escolar, o estudo da vida de Lutero, o acento da formação geral e os conteúdos voltados à realidade e ao contexto do aluno.

Publicado

2020-12-10

Edição

Seção

Artigos